domingo, 3 de maio de 2009

Princesa Matilde





O Princesa Matilde é o meu actual barco.Não é o meu primeiro barco.Já tive outros , a motor,lanchas, mas a minha perdição vai para os veleiros.Só que ,eu normalmente ando sózinho, a família não quer ou não pode por não estarem em Aveiro, e para o veleiro é preciso, antes de mais gostar, e depois gostar.Eu adoro velejar, mas,apesar de o meu B-Jet estar mais ou menos preparado para poder andar só, a minha coluna já começava a refilar, e antes de etr uma crise forte resolvi trocar por um mais cómodo.
Mas era um lindo barco que me deixou muitas saudades e me deu muitas alegrias.
Enfim, não se pode ter tudo.
Como é evidente com o B-Jet, que se chamava e ainda se chama pois o novo dono não lhe mudou o nome, FUSIB, não era possível pescar na Ria.
Digamos que no mar largo, a  velejar, sempre se pode largar uma linha , mas também não era isso que eu queria.
Além do mais, com sinceridade , eu tinha saudades da pesca embarcada.
Eu nasci na Beira-mar, na Praça do Peixe em Aveiro, pertinho da Capela de S. Gonçalinho, hei-de falar disto mais tarde,desta romaria tipica, e por isso sou CAGARÈU.Com letra grande porque me orgulho de o ser, como penso que a maior parte deles.
A minha rua, boa eu tinha uma rua, a rua onde eu morava claro, desfaça-se o encanto, só tinha casas dum lado; do outro era a Ria , o braço de ria da Praça do Peixe, o Cais dos Mercanteis.
Que saudades tenho desse tempo. Mas enfim, 
vamos ao que interessa. 
Então, contra todas as opiniões por isto ou por aquilo, ou seja, porque era má época para vender, porque afinal eu o que gosto mais é de vela, pus o B-Jet à  venda, e vai de procurar uma lancha.Não é assim tão liquido como parece.Grande, pequena,cabinada, aberta? Cada uma tem o seu fim, nada de misturas.
Tomei um compromisso.Tinha de servir para a família, para a pesca , mas pesca de Verão e de Inverno, porque um dos meus maiores prazeres é o Mar e a Ria de inverno, sem chuva mas com frio. Que delícia!
E encontrei eata em segunda mão e a preço razoável.
Cumprimento 6,15 metros
Boca(largura máxima)2,45 metros
Lotação 6 pessoas
Motor fora de borda 90 HP a 2 tempos ( aqui está o galho ) porque foi barata ? Suzuki.
E vai de lhe chamar "Princesa Matilde".Quem é esta princesinha? A minha única neta por quem tenho uma paixão daquelas.Pronto está dito.
Claro que para o tipo de pesca que se faz na Barra (Aveiro ) não é o ideal, isto porque a cabine , fechada , dificulta de alguma maneira o control em pesca.Mas com geito a coisa vai.E já o experimentei , tendo apanhado algumas douradas e alguna robalos.
O importante...importante , é ter prazer na navegação, na comodidade e claro na pesca.
Pois faltava sim senhor; é um Oqueteau.



2 comentários:

  1. Parabens pela excelente embarcação que possui.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Cito:
    Tinha de servir para a família, para a pesca , mas pesca de Verão e de Inverno, porque um dos meus maiores prazeres é o Mar e a Ria de inverno, sem chuva mas com frio. Que delícia!

    È mesmo! Que sorte tem o Sr. em ter um barco para lá andar, um dia tambem terei o meu!

    Bom blog, os meus parabéns!

    Cumprimentos de Espinho.

    Ângelo Santos

    ResponderEliminar