domingo, 3 de maio de 2009

Ao arrolado

Em Aveiro,especialmente no verão, os companheiros que têm embarcações, praticam um tipo de pesca a que chamamos "arrolado" o do qual ainda não encontrei aqui no forum uma descrição.Consiste em deixar a embarcação seguir com a corrente,enchente ou vazante,mas preferencialmente a primeira,com um chumbo de 60 a 100 gramas,dependendo da corrente, visando mante-la no fundo.O aparelho com um ou dois anzoís é iscado preferencialmente com isco vivo, Galeota adulta, a que aqui se chama erradamente "lingueirão" ou serradela (bicha da lama) ou cazulo para Robalo mais pequeno ou dourada média. 
Com este tipo de pesca podem apanhar-se robalos de até 5 ou 6 kilos que entram na barra. 
É de NOTAR duas coisas:1º - O isco vivo, "lingueirão" é iscado pelos olhos fazendo passar o anzol de um ao outro olho,ficando assim pendurado do anzol e vivo.2º - Este tipo de pesca é praticado dentro da Ria ,principalmente na Entrada da Barra onde é Proibido, e no canal de Ovar onde é permitido. 
Resta acrescentar que este isco,Galeota,tem uma resistência formidável,mantendo-se viva muito tempo.Pode manter-se vários dias em recipientes com boa passagem de água dentro da ria, ou em aquários desde que refrigerados. 
Num bom dia de pesca podem ,podiam-se tirar,a nova lei não permite uns bons vinte Robal

1 comentário:

  1. Boas!
    São muito boas iscas sim senhor, mas pode muito bem acrescentar o Carapau que nesta altura e com águas finas, fazem uma grande diferença, como a utilização também do Pilado. Já agora e mais uma achega, a celebre amostra de "colher", tem feito misérias nestes últimos dias!
    A persistência é a grande virtude do pescador.


    Grande abraço

    ResponderEliminar