sábado, 9 de maio de 2009

Mais uma grade

Como já não ia há pesca há mais de uma semana por razões inadiáveis, quando o meu genro me desafiou para uma pescaria de barco , hoje, nem pensei duas vezes.
Ontem combinei tudo.Levantar, almoçar, arranjar o isco necessário... e o rapaz acorda ás dez, vai tomar duche, pequeno almoço, café... ao meio-dia estávamos no "Pescador" a comprar "lingueirão" e "serradela" que são os iscos mais usados na Ria em pesca embarcada.O primeiro para robalos e o segundo para robalos mais pequenos e douradas.
À minha ingénua pergunta de se havia peixe alguém respondeu que o mercado da  Costa Nova estava cheio dele.
Fiquei de orelha guiada, mas como " o brasileiro que sabe que vi dar mancada e vai" eu lá fui.
Se não for pescar de certeza não pesca... se for pescará ou não.
Bem , almoçados no Clube de Vela da Costa Nova, tanque de combustível cheio,lá vamos com destino, Boca da Barra, e alegres, pois vamos para a festa.
Uma dúzia de embarcações no Canal Principal e ninguém na boca da barra.Não é bom sinal, mas a maré é forte (viva) e pode ser por isso.Alguns cumprimentos de amigos e conhecidos , e abanões de cabeça, não de cima a baixo mas de lado a lado.Então não dá nada?Alguns dizem que sim, "aqui há pescadores, caçadores e outros mentirosos" e douradas? isso mais para ali.
Mas nós viemos foi para pescar.Linhas na água.Nada.Muda de isca.Pois...pois...nada.Muda de lugar , mais do mesmo.Uma hora depois, o meu parceiro...olha um robalo...está meio morto, o gajo;então como é?Tinha posto a cana no descanso e não senti;só ia ver se ainda tinha isca.Belo pescador...grande pescador.
Vamos á boca da barra, hoje não parece andar aí os "azuis".Corrente fortíssima para o fim da enchente, nem o chumbo de 100gr vai ao fundo.
Telemóvel,tens jantar?a minha mulher pergunta sempre isto, penso que acha piada;o teu genro tem aperitivo, eu nem sei se estive a pescar.
Chegados á marina o empregado pergunta por peixe , e á resposta, lamenta, pois, hoje ninguém tirou nada , não foi dia de peixe, amanhã há mais.
Mais uma Grade.Mas se não for não pesca, e além disso há sempre aqueles que tiram mesmo peixe, mas deixam sempre a máquina fotográfica e o telemóvel em casa, e as reportagens perdem-se.
 

2 comentários:

  1. Carlos Moreira disse: "- ....Vamos á boca da barra, hoje não parece andar aí os "azuis"."

    Como é possível publicamente dizer que pratica pesca ilegal e na mesma página acusar o grupo Jerónimo Martins de praticar ilegalidades

    Haja bom senso.

    ResponderEliminar
  2. dê uma vista de olhos no meu blog sobre pesca nos açores https://www.azoresfishing.pt/

    ResponderEliminar